Apesar de ter um pai gaúcho, meu apego à Expotchê é muito mais pela minha raiz brasiliense do que sulista. Afinal, essa feira é um acontecimento antigo na nossa cidade. Todo mundo já foi, pelo menos uma vez, comprar salame e provolone artesanal, jaqueta de couro ou assistir o show do Nenhum de Nós.
Agora, a 32ª Expotchê, que acontece de 6 a 15 de junho de 2025 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, traz uma das grandes novidades de sua história: o Churras Tchê – 1º Festival de Churrasco da Expotchê. A iniciativa celebra uma das maiores paixões nacionais e símbolo da identidade gaúcha, em um espaço exclusivo, com estações de preparo ao vivo, mestres da brasa, degustações, atrações culturais e experiências sensoriais.
Sob a curadoria da assadora gaúcha Clarice Chwartzmann, o Churras Tchê transforma o ato de assar carne em uma arte coletiva, resgatando tradições e promovendo trocas entre diversos assadores. A iniciativa valoriza o churrasco como arte gastronômica e expressão de identidade sulista, reunindo mestres da brasa, marcas especializadas e o melhor da tradição em um ambiente acolhedor e sensorial. Para a novidade, será dedicado um espaço exclusivo, no estacionamento da entrada A.
Além do churrasco, a Expotchê 2025 oferece um verdadeiro roteiro gastronômico pelos sabores do Rio Grande do Sul. Da culinária campeira aos doces artesanais, são diversos espaços temáticos pensados para proporcionar ao público uma imersão afetiva e sensorial.
Na Praça do Chimarrão, o visitante encontra cuias, ervas selecionadas, demonstrações e histórias em torno da bebida mais emblemática dos pampas. Já a Praça do Pão exala o aroma das cucas e pães coloniais assados na hora, remetendo às festas típicas das colônias do interior gaúcho.
Os apaixonados por doces têm parada obrigatória na Praça do Chocolate, uma ilha dedicada ao cacau em todas as suas formas: barras artesanais, bombons recheados, chocolates em formatos variados e, claro, o irresistível fondue de chocolate com morangos.




A Praça do Vinho reúne vinícolas gaúchas com rótulos selecionados para degustação e compra, enquanto o Tchê Bier chama a atenção com sua carreta de chopp Heineken, com seus enormes tonéis gelados, e um ambiente de confraternização típico dos grandes encontros. Ainda na parte das bebidas, logo ali ao lado, a imersão sensorial continua na Praça do Vinho. E neste ano, a Vinícola Monte Reale, de Flores da Cunha, trará seus rótulos para venda em caixas, garrafas e taças, além de uma cenografia que reproduz a fachada original da vinícola.
Entre os artigos comercializados estão o charque, mel, própolis, doce de leite; os embutidos artesanais, salames, queijos coloniais temperados, vinhos orgânicos, licores, melados, sucos, molhos, açúcares; as cachaças, nozes, frutas, geleias, pastas, rapaduras, e, claro, a erva mate.
Sobre o evento
Celebrar a cultura gaúcha é valorizar uma história de coragem, tradição, trabalho e amor às raízes. Realizada pela primeira vez em 1992, a Expotchê faz parte do Calendário Oficial do Distrito Federal (Lei nº 3.622/2005) e é um dos maiores encontros culturais da capital do país. Em sua 32ª edição, a feira transforma o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em um verdadeiro recorte do Rio Grande do Sul. Promovida pela Rome Eventos, a Expotchê reúne o melhor das manifestações artísticas (mais de 70 apresentações), da moda, da agroindústria familiar e, claro, da gastronomia típica gaúcha. Realizada pela primeira vez em 1992, a Expotchê está incluída no Calendário Oficial do Distrito Federal, por meio da Lei nº 3.622/2005. Promovida pela Rome Eventos, conta com o apoio institucional da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal; FETAG-RS, Emater-RS, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Turismo e Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO:
32ª Expotchê
Data: 06 a 15 de junho
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
De segunda a quinta: das 16h às 23h (entrada gratuita das 16 às 17h)
De sexta a domingo: das 11h às 23h
Ingresso: R$ 20 (inteira), R$ 10,00 (meia) nos casos garantidos por lei. Ingresso solidário: doação de um agasalho, em bom estado, higienizado e embalado em saco plástico dá direito à meia entrada. Pessoas com deficiência: acesso gratuito (acompanhante paga meia entrada)
Indicação: livre
Ingressos adquirido na bilheteria do evento ou pelo site: www.expotche.com.br