Brasília está prestes a receber um novo e fascinante atrativo turístico com a instalação da futura bacia de detenção do programa Drenar-DF no Parque Urbano Internacional da Paz. Além de desempenhar um papel crucial na drenagem urbana, o espaço também será destinado ao lazer de moradores e visitantes da capital. Localizado no Setor de Embaixadas Norte, em frente ao Iate Clube e próximo à via L4, o parque contará com 5 mil m² de calçadas e uma área cimentada em relevo, que funcionará como um banco integrado ao piso, oferecendo um ambiente agradável para atividades ao ar livre. Para os ciclistas, o sistema de ciclovias já existente será ampliado com um novo trecho de 1 km, que atravessará o parque.
O projeto também inclui a criação de uma área específica para exposições de esculturas e o plantio de 249 novas espécies de árvores e arbustos. Entre elas, haverá plantas de sombreamento, como magnólias-do-brejo, aroeiras-vermelhas e copaíbas, e frutíferas, como aceroleiras, pitangueiras, amoreiras, jabuticabeiras e goiabeiras. Quando concluído, o parque será mais um atrativo turístico de Brasília, ideal para atividades como ensaios fotográficos, piqueniques, passeios e eventos.
A bacia de detenção terá a função de captar e devolver a água da chuva ao meio ambiente, sem impactos ambientais, em conformidade com as diretrizes do programa Drenar-DF. Seguindo as normas estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a área será cercada com alambrados de aço galvanizado para garantir sua proteção.
Com capacidade total de 96 mil m³ e um volume útil de 70 mil m³, a bacia ajudará a reduzir a força da água que desemboca no Lago Paranoá e a minimizar a poluição no reservatório. Esse controle será realizado por meio de um processo de decantação, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade das águas do lago.
*Com informações da Agência Brasília