De acordo com um relatório da Associação Latino-Americano e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), o próximo dia 22 de dezembro será o mais movimentado do ano nos aeroportos de toda a América Latina, com um total de 11,5 mil voos programados. Destes, cerca de um quarto estão previstos para o Brasil, totalizando 2,6 mil voos, o que representa um aumento de 5% em comparação ao ano anterior. O segundo dia mais movimentado da região está previsto para 29 de dezembro.
Principais Rotas e Tendências
O relatório, baseado nos números do setor de transporte aéreo em outubro, destaca que a rota com maior número de voos na América Latina foi entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 3,1 mil voos. Este número representa um aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em seguida, as rotas entre Bogotá e Medellín, na Colômbia, registraram 2,5 mil voos, seguidas pelas operações entre Cancún e Cidade do México, no México, com um total de 2,1 mil decolagens e pousos.
Esta previsão de movimento intenso nos aeroportos sinaliza a retomada gradual das atividades aéreas na América Latina, mesmo em meio aos desafios e restrições impostos pela pandemia. O aumento no número de voos e a movimentação nas principais rotas refletem a retomada do setor e a crescente demanda por viagens na região.