No último dia 08 de outubro, a Embaixada da Geórgia abriu suas portas para imprensa e convidados, para a realização de uma Masterclass e jantar harmonizado com pratos típicos e vinhos georgianos.

A Geórgia é um país localizado no extremo leste da Europa, nas montanhas do Cáucaso e praias no Mar Negro. Seu território pertencia à União Soviética até 1991 e é rodeado por Rússia, Armênia, Azerbaijão e Turquia.

É considerada o berço do vinho, pois foi lá que foram encontrados os primeiros vestígios de bebida, datados de mais de 8 mil anos. Foram encontradas sementes de uvas e fragmentos de potes de barro com resíduos de vinho resinado e ácido tartárico, de uma época muito anterior à da escrita, quando o homem ainda se alojava em cavernas.

Devido às suas características naturais de clima e solo, abriga mais de 500 variedades nativas de uvas. Além disso, possui seu método tradicional de vinificação utilizando grandes recipientes de barro, enterrados no chão: os Qvevri. A crença do povo georgiano é de que Deus criou o homem do barro, e por isso, a ânfora é um dádiva divina. E são nos Qvevri que as uvas se transformam em vinho, através da fermentação espontânea dos cachos, com a atuação das leveduras selvagens encontradas nas cascas.

Tivemos a oportunidade de ouvir o Embaixador da Geórgia, Sr Zurab Mchedlishvili, falar sobre seu país e seus costumes, além de aprender muito sobre o vinho georgiano com o Sommelier André Baader, especialista e grande entusiasta dos vinhos daquele país (já publicamos uma matéria sobre sua história com os vinhos georgianos AQUI)

O Menu do jantar foi composto de entradas com canapés de Caviar e Salmão defumado, harmonizados com o Espumante Georgiano Bagrationi; Khachapuri (espécie de pão de queijo tradicional georgiano), sendo harmonizado com o vinho Khikhvi – Collection Secrete; Pkhali (um trio de bolinhos de vegetais tradicionais feitos com Beterraba, Berinjela, Espinafre e nozes), harmonizados com o vinho Georgian Sun – Gocha´s Collection. O prato principal foi Chicken Roll com Ghomi (frango recheado com legumes e cogumelos, acompanhado de uma polenta cremosa e queijo Swanetian, em base de molho cremoso de nozes), hamonizado com o vinho Kirke – Old Tbilisi. A sobremesa foi Pelamushi (pudim de uva coberto com pistache), Gozinaki (um “pé de moleque” de castanhas caramelizadas com mel) e Geléia de Castanhas georginanas, harmonizadas com o vinho Pirosmani.

Em Brasília, os vinhos da Geórgia são vendidos pela Más Vino, que fica na Asa Sul, na CLS 306 Bloco B Loja 20.