Um Airbus A380 da Emirates precisou solicitar a assistência das equipes de bombeiros no Aeroporto de Birmingham, no Reino Unido, devido a relatos de fumaça proveniente do trem de pouso. O voo, originário de Dubai, chegou ao terminal britânico por volta das 12h30 do dia 4 de julho de 2023.

Um passageiro a bordo da aeronave relatou ao Birmingham Live que, imediatamente após o pouso do A380, a aeronave parou e os bombeiros se aproximaram para prestar auxílio. Os passageiros foram instruídos a permanecer dentro do avião e ficaram aguardando a liberação por mais de uma hora.

De acordo com uma fonte próxima ao aeroporto, “houve um problema identificado nos freios do A380. Embora a situação parecesse dramática, os passageiros a bordo estavam em segurança durante todo o tempo, apesar do desconforto”.

A Emirates emitiu um comunicado informando que, assim que a aeronave desocupou a pista, foi prontamente atendida pelos serviços de emergência e pela equipe de manutenção. “Um problema técnico foi identificado, os motores foram desligados como precaução e o avião foi rebocado para uma posição remota”. Os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança.

Após uma inspeção minuciosa, o Airbus A380 retornou ao serviço, embora o voo de Birmingham para Dubai tenha sofrido um atraso de duas horas.

Veja o vídeo completo do ocorrido: